Como voltar a estudar?



Esse texto é para quem está voltando a estudar depois de um tempo (às vezes muuito tempo) sem estudar, e agora vai retomar os estudos, seja para a conclusão de uma série ou etapa, ou para um concurso, ENEM, etc.

Resultado de imagem para piscina no invernoVou fazer uma comparação: Voltar a estudar, depois de um tempo, é como entrar numa piscina de água bem gelada. A gente tem que se acostumar com o frio da água, até que vai achar bom! Se entrar de uma vez, a chance é a gente pular fora, não é? Então vamos devagar, devagarinho, para retornar.Veja as dicas que separei para vocês que estão voltando aos estudos:


Estudar a distância exige certa disciplina, e para isso, vamos sugerir um início bem fácil para você: comece estudando 15 minutos por dia. Isso mesmo, 15 minutos. É o tempo para você fazer a leitura de uma unidade ou texto e grifar ideias e conceitos. Ao voltar a estudar, continue de onde parou, e se necessário leia o texto mais de uma vez. Em 15 minutos você também consegue escrever um breve resumo do que está aprendendo.

Cada um de nós tem uma maneira de aprender: alguns aprendem lendo, outros ouvindo, outros fazendo algo. Você deve ter notado ao longo do tempo de que forma você aprende mais fácil. E assim, procure realizar atividades que sejam facilitadoras da sua aprendizagem: seja ler em voz alta, assistir um vídeo relacionado ao assunto, fazer suas anotações, grifar ideias e conceitos com canetas marca texto coloridas, produzir um texto sobre o assunto estudado. 

Encontre sua maneira e dedique 15 minutos diários. Quando você se sentir confortável com 15 minutos de estudo, pode ir aumentando, de 5 em 5 minutos semanalmente. Lembre-se: o tempo de estudo é uma sugestão. Muitas vezes, ao iniciar o estudo sozinho o aluno pode sentir grande dificuldade: algumas palavras não são conhecidas, não tem hábito de leitura, não escreve há muito tempo. Por isso sugerimos iniciar com 15 minutos diários. Para que você supere suas dificuldades aos poucos e não desista. Lembre-se: você já deixou de estudar uma ou mais vezes. Agora que decidiu retornar, esperamos ajudar para que você chegue até a sua meta: concluir o ensino fundamental ou médio.
          
É importante que você dedique tempo para estudar, escolhendo um espaço tranquilo para realizar suas leituras e atividades. Algumas dicas podem contribuir para seus estudos:
  • Mantenha a mesa organizada, deixando tudo que você vai usar – apostilas, canetas coloridas, calculadoras, lápis, borracha, etc. – a mão. Nada pior para a concentração do que uma mesa bagunçada onde você não consegue encontrar o que precisa. 
  • Ilumine bem o local, se possível com uma luminária de mesa. Um ambiente escuro não só prejudica a vista como faz a gente se cansar rapidinho de estudar.
  • Abra um pouco a janela, se houver. Isso ajuda a energia a circular pelo ambiente. 
  • Coloque um objeto alaranjado à vista – pode ser um porta-canetas sobre a mesa, um pôster, um relógio de parede que tenha esta cor bem destacada. Ela é associada às habilidades mentais e pode ajudar você a tirar o máximo proveito delas.
  • Tenha um dicionário à mão – para aquelas palavras que você ainda não conhece. Procure no dicionário seu significado, anotando em seu caderno de estudos.
Viu? Vamos começar devagar e pegar um bom ritmo de estudos, fazendo com que o momento de
estudar seja proveitoso e prazeroso! 

Se você ainda não voltou a estudar e está em busca de uma
escola para te ajudar a concluir seus estudos, venha conhecer
o Centro Educacional D' Paula. Ligue: (61) 3349-5592 e
99579-2752 (whats)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA Ensino Médio EaD

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Curso Técnico em Serviços Públicos EaD